Release : 1o Festival de História Política do Tamanduá Edu - Eliane Yambanis
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Primeiro Festival de História Política do Tamanduá EDU

 

Caro Professor,

 

            O Primeiro Festival de História Política da Plataforma Tamanduá EDU disponibiliza um conjunto de filmes que tem potencial de integrar o trabalho pedagógico, com temas referenciais da área de Ciências Humanas no Ensino Médio.

            Cada um dos filmes, objeto de análise pedagógica, foi também vinculado a competências e habilidades que integram a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além disso, foram sugeridas propostas de trabalho pedagógico, a partir das premissas temáticas e conceituais, favorecidas pelas diversas narrativas cinematográficas.

            O foco, como sugere o nome do Festival, é a educação política, compreendida aqui como a mola propulsora da formação de estudantes críticos e atuantes. Dessa forma, esperamos colaborar no desenvolvimento de capacidades que levem os jovens não só a assumirem posicionamentos políticos frente à realidade, como também, a promoverem intervenções capazes de produzir transformações sociais.

            O papel da escola, que assume a educação política como parte integrante da sua proposta curricular, encontra, nos recursosaudiovisuais, ferramentas significativas para trabalhar em sala de aula. A possibilidade de vivificar o passado, por meio de fontes imagéticas associadas a depoimentos significativos, permite a constituição de narrativas cinematográficas dinâmicas, característica que aproxima o conjunto de filmes que integram o Primeiro Festival de História Política do Tamanduá Edu.

            A partir da consideração de que o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita deve ser um compromisso de todas as áreas do conhecimento, a possibilidade de trabalhar o desenvolvimento argumentativo em sala de aula, a partir de premissas históricas e conceituais, encontra nos recursos cinematográficos um aliado importante para essas práticas pedagógicas.

            Compreender a cinematografia como linguagem, tendo a sua análise, em diferentes matizes, associada a práticas didáticas, como a pesquisa, a escrita, a expressão verbal oral, dentre outras possibilidades, faz do filme um instrumento pedagógico que não se esgota em sua exibição, mas que integra planejamentos educacionais estratégicos, a partir dos objetivos de professores, frente a realidades educacionais diversas.

            Outra possibilidade relevante é a  metanálise do objeto cinematográfico, despertando a curiosidade do estudante sobre: Quem o produziu? Com que intenção o fez? Em que momento histórico o filme foi realizado? Que significado político pode-se apreender a partir da narrativa do filme? Qual a potência do filme enquanto fonte documental? Essas e outras questões podem nortear o trabalho com recursos cinematográficos em sala de aula, caracterizando-se como valiosa reflexão acerca do objeto em foco.

            Acreditamos que a seleção de filmes que integra esse Festival tem como foco o conceito de DEMOCRACIA, seja fonte de inspiração para professores e estudantes debaterem sobre aspectos que envolvem a identidade política brasileira, seja como responsabilidade individual frente às próprias escolhas, para reconhecer o princípio de Estado de Direito e a importância da valorização e preservação das instâncias de representatividade e poder político.

            O nosso convite para você, professor, é integrar esse debate suscitado pelo Primeiro Festival de História Política da Plataforma Tamanduá EDU, que se desdobra na forma de diversas sugestões agregadas aos filmes, além da participação nas lives programadas para que possamos conversar.

            Vamos juntos?

    

        

 

         Cecilia Galvão/Jornalista/diretora

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